10 de março de 2010

"DAS RUAS MINEIRAS"

 PAULO MC:
Iniciou sua trajetória em 2005 com o grupo de Rap ''ETNIA DO GUETO'' que está na ativa até hoje.
Em 2007 foi convidado pra participar da Coletanea ''Convulsão Sonora'' com a faixa ''Minha Vida''.
No começo de 2008 Paulo MC foi convidado pelo Rapper caipira Lindomar 3L para acompanha-lo pelos palcos da vida como MC de Apoio e pra participar do seu primeiro cd ''Das Ruas Mineiras'' na faixa ''De Minas Pro Mundo''
Dessa forma Paulo MC foi apresentado ao cenário nacional, participando de grandes celebraçoes ao lado de Lindomar 3L e de varias personalidades do rap nacional, dividindo palco com: GOG, Z'áfrica Brasil e etc...
 participou do maior festival da América Latina ''Premio Hutuz'' que era realizado no Rio de Janeiro.
Em parceria com a agencia cria e 3L Produçoes, Paulo MC participou do primeiro video clipe de Lindomar 3L ''Tem que ser humilde'' com participação especial do poeta do rap nacional GOG.

Participou tambem do Cd do grupo de rap de Uberaba: Esse é dos Loucos- TOi e Jonas




  
Cdr-quem faz parte do grupo etnia do gueto?
Etnia do Gueto são trez irmãos que indepedente de rap ou não, está sempre junto. Paulo MC que sou eu, Muguinha, um parceiro com forte expressão e Tiago, outro com forte personalidade


cdr-me diz tru como surgiu o rap na sua caminhada?
Sempre fui um muleque que não parava dentro de casa, só vivia nas ruas junto com meus parceiros, na rua vc está sujeito a tudo, a coisas boas e coisas ruins.
Apareceu muitas coisas ruins em meu caminho, era criança, cabeça fraca, acabei me envolvendo bastante com a criminalidade do meu bairro ''Vila Arquelau''.
Mais nas ruas tambem tem coisas boas, conheci esse grande estilo de vida que é o Rap nas ruas, junto com a rapaziada que infelizmente a maioria não estão mais entre nóiz.


Cdr- influecias musicais dentro e fora do rap e vcs ?
Desde criança eu colo nos eventos de rap aqui da minha cidade, um cara que me inspirou bastante a entrar no hip hop foi o Lindomar 3l, eu ia nas festas, via ele cantar, achava louco demais...
Mais fora o rap, tenho influencias de musicas regionais, ouço muito Tião carreiro, Tonico e Tinoco, Silveira e Silveirinha Gosto muito tambem de Tim Maia, Grand Master Flash e etc...
São minhas influencias no momento.


Cdr-rap informação conscientização e diversão ? vai ter todos esses “ingredientes” no trampo do etnia?
Com certeza, é como disse anteriomente, vai ser um cd bem eclético.
Quero conquistar todos os publicos mesmo sabendo que é impossivel.
Não quero q meu som fique simplesmente na favela, quero que ele chegue no ouvido dos playboys pra mostrar que a favela está cada vez mais forte.


Cdr-me fale do cd, a produção é de vcs mesmo tem previsão pra quando vai esta nas ruas?
Estamos em fase de produção, lapidando letras e instrumentais.
Temos grandes produtores aqui na cidade, que estão aparecendo agora, um deles é o Jonas, parceiro que tem boas produçoes, que tem seu selo tambem (engenho 13) que ta dando um força pra nosso disco está nas ruas.
O disco vai ser bem eclético, com muito som de qualidade, não deixando de lado nosso sotaque, e nosso jeito de ser, com participaçoes de varios irmãos que estamos conversando ainda. A rapaziada pode esperar que o disco vai ser bom.


Cdr-na sua opinião mano o rap perdeu a raiz de tanto retrata o crime
deixou de fala das raizes do nossu povo?
Então, tem varios parceiros que mantem essa raiz viva, como por exemplo meu amigo Rapadura.
O rap fica muito nessa de crime e esquece a dona Maria o seu José, que são os verdadeiros guerreiros que levantam todo dia cedo pra buscar uma melhora de vida, que são eternos a viver por um salario de fome.
Acho que o rap e todos tem que passar a dar mais valor nessas pessoas, que enfrenta busão lotado pra aguentar humilhações de patrões...
No rap tem muitos irmãos que falam o que não vivem, isso tem que acabar, não adianta vc falar o que os outros grupos ja falam, vc vai se tornar apenas mais um grão de areia em meio ao imenso deserto.
O povo sabe quando está falando a verdade, esses aí não duram muito não!
Sou mineiro, tenho q levar minha realidade, minha tradição e não a tradição de outros estados que vejo muitas das vezes só pela tv.


Cdr-o rap mineiro tem sua própria cara?
Alguns grupos sim, tem varios que valorizam nossa terra, mais tem alguns que copiam São Paulo, Rio de Janeiro Costumo falar que Minas Gerais, principalmente Uberaba é um fabrica de talentos, mais que infelizmente estão aqui, escondidos nessa cidade conservadora e madrasta.


Cdr-o rap deve marca territorio na tv?
A midia sempre foi carrasca conosco, mais existem varios conceitos de midia que temos e devemos marcar nosso terriório sim.
Acho que temos que ir lá e representar a favela, falar o que deve ser falado, reivindicar o que deve ser reivindicado, e não nos vender pra aparecer na tv.
Se tiver oportunidade de ir, vou, mais que fiquem preparados pra ouvir verdade que não é maquiada.


Cdr-Como você avalia o rap nacional tudo no seu nome
o qué é o verdadeiro rap nacional?
Com a tecnologia, surge um montão por dia, infelizmente a maioria é uma porcaria'
Acho que o verdadeiro rap nacional é aquele que está com propósito de mudança e não aquele que serve pra iludir o povo.
Infelizmente tem varios chegando aí que não sabe a importancia que é o rap pra favela, não sabe que isso é muito mais que musica, muito mais que malandragen, por causa disso ficam jogando areia no olho do povo, tentando meter o xaveco, e no olho do povo vc não pode fazer isso, tem que falar 100% da verdade.
O rap nacional tem que se abrasileirar cada vez mais, quando falo em abrasileirar, não falo só de samba, existem varios estilos que são nossos que estão no fundo do baú, é só revirar lá que acha muita coisa boa.


Cdr "se o é rap é o crime prepara as algemas vem me prender" A 286 frase forte.aconteceu realmente com você ainda somos discriminados e perseguidos vivemos em um pais que maquia o preconceito ?
Então, sempre fui sincero em meus relatos, nunca larguei de ser o que sou por causa de moral e bons costumes, falo o que eu vivo.
Aqui em Uberaba temos um grande problema entre o hip hop e a policia, o hip hop e a prefeitura.
Aqui é uma cidade muito conservadora que infelizmente não entendeu o real conceito do hip hop e tem preconceitos contra nóis sim.
Aqui a ditadura não passou, vc não pode ouvir um rap dentro de sua casa, 19:00 da noite, que vc vai preso.
Ainda nos disseram que eu estava errado, que apartir do momento que meu som passar a encomodar o vizinho, ele pode chamar a policia de boa que eles podem vim, abaixar meu som, invadir minha casa sem mandado e me levar preso.
São leis que estão na constituição.
Varias leis aí traz revolta em varios cidadãos de bem, são leis que serve somente para eles, não pra massa, pro povo.
É preciso saber que existe uma luta de classe.
Os ricos podem ligar seu som de num sei quantos watts, podem colocar a caixa lá de fora que num da nada, agora e nóis, pq nóis não pode?
O mundo não é pra todos?
Infelizmente essa é a realidade de Uberaba.
que precisa ser quebrada.
Cdr-como vc ve o sistema de cotas nas universidades?
Acho que não merecemos cotas, merecemos a universidade como todos os playboys cota que nada, temos muito mais inteligencia que eles, o que eles aprendem nos livros, nóis aprende nas ruas, agente assiste tudo de perto.
Somos seres humanos como eles, não podemos ficar nessa de cotas, quero universidade para todos, idependente de classe social, raça, religião etc...
Cdr-um livro?
pelas periferias do Brasil - Alessandro Buzo


cdr-um filme ?
Meu nome é radio - com Cuba Good Junior


Cdr-uma musica ?
Encanto da Natureza - Tião Carreiro


Cdr-um grupo?
"Tática"

cdr-um frase de peso ?
"Foda-se as criticas e seus poderes".


Cdr-deixe seu salve o que quizer espaço e td seu ?
Opa! Muito obrigado a vc Moisés q abriu esse espaço pra mim falar o q tava engasgado, a todos os parceiros da cria da rua, toda rapaziada de Uberaba, Lindomar 3l, Jonas, Gugu, Tói, Dunga, Marboy, Clayton, DJ fioti, dj nono, dj blayd, matheus, muguinha, tiago, vida real, meus parceiro do rio de janeiro o Fábio, minha quebrada ''VILA ARQUELAU'', ao meus parceiros q fiz na caminhada, Japão (viela 17) GOG, Alessandro Buzo, Zap, Fer, e etc...




É NÓIZ UAI!


PAULO MC.

 
salve paulo vlw.
 a todos grupos de Uberaba e região
 um salve tb pru mano gordinhu do consciência real
 eu us lokos do segunda vinda, um salve mais que especial
pra
"GI" tupaciguara.
 afinal o primeiro cd de rap
 mineiro foi ela que acionou o loko aqui  héhé ...
Valew pela conexão SP-MG...salve a todos...


"vato"



2 comentários:

  1. Salve Vato!!!


    Esse parceiro ai tem muita idéia pra trocar. é um guerreiro nato. Fiquei sabendo também que outro dia rolou essa treta com ele, foi vítima da ação truculenta da polícia mineira.

    Mas o guerreiro não arredou, continuou firme!!

    Parabéns Paulão!!!

    Paz à todos!!!

    Paulo Brazil//STN-Amante do Vinil!!!
    Apreciador da Cultura Hip Hop!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista com o mano Paulo MC !!
    Idéias firmezzas mesmo.
    E fiquei feliz com a indicação de livro que ele deu.
    Pois, eu sou um dos co-autores convidados do livro: "Pelas Periferias do Brasil", que já está em seu terceiro volume.
    Uma coletânea literária, que tem textos e poemas de vários Rapper´s, petas e escritores periféricos.
    Dentre os autores nomes como: Lindomar 3L, GoG, Rappin´Hood, Tubarão, Fanti Manumilde, Fuzzil, Re.Fem, Nanû da Silva, Crônica Mendes, Samanta Biotti, Tais Lopes e muiiitos outros...
    1 lemon-Abração aê !!!!!

    ResponderExcluir