14 de maio de 2010

O rap também aliena.


Primeiramente gostaria de já deixar bem claro, que essa crônica não é uma crítica ao rap, e sim a alguns de seus seguidores. Tentarei ser breve em minhas colocações


Tem muita gente que é fã de rap nacional, e só escuta rap nacional, assim como tem muita gente que é fã de outro estilo, e só curte aquele estilo; eu confesso que respeito essas pessoas, mas também confesso que não as entendo, pois num país onde existe uma diversidade musical incrível - talvez uma das maiores do mundo - é quase que impossível acreditar que alguém só consiga escutar e gostar de somente um estilo musical.


E esse fato da diversidade musical brasileira, me faz acreditar que a pessoa que só curte um estilo não tem um conhecimento cultural musical tão vasto; eu posso estar errado em minha análise, para toda regra pode existir uma exceção, e eu até acredito que exista, mas como eu já disse; num Brasil de tantos ritmos e músicos, bons e ruins (é claro), é muito difícil que alguém que tenha uma cultura musical vasta goste apenas de um estilo só.
Na maioria das vezes, a pessoa que só gosta de um tipo de música, gosta daquele estilo por alguma peculiaridade, pois se você só gosta de uma coisa, aquela coisa tem que ter algo de muito especial, ou você pode ter algo de errado, mas desconsideremos a segunda hipótese. O fato é que, estamos falando de rap nacional, então vamos as peculiaridades do estilo.


Todos sabem que o rap nacional tem como grande marco, a denúncia, a crítica, o protesto, a letra social, a rima envolvente, entre tantas outras coisas, mas acredito eu, que esses sejam os principais pontos que atraiam e façam fiéis os fãs de rap nacional. Até aí tudo bem, mas também existem outras músicas fora do rap nacional, que também denunciam, que possuem uma letra consciente sobre problemas e etc.


Seguindo esse raciocínio podemos concluir então que um fã de rap nacional de protesto vá gostar de um samba de protesto, de uma MPB com letra inteligente e consciente, de um rock deMas mesmo com todas essas alternativas ainda tem gente (e eu já vi e ouvi), que só curte e só ouve rap nacional. Na maioria das vezes usam o mesmo argumento, o de que as outras músicas não prestam, que são altamente comerciais, e que só curtem rap porque rap é resistência. Mas eu retruco dizendo que também existem outros cantores de outros estilos musicais que não são comerciais, e que ainda possuem uma letra inteligente, contundente e de protesto, aliás tem muito músico fora do rap nacional que tem muito mais atitude, responsabilidade e ética do que alguns rappers, ou mc’s, como preferirem, mas isso é outro assunto, não quero me alongar nisso.


E é por essas e outras que eu nomeei essa crônica de o rap também aliena, porque tem uns irmãos do rap que falam: ah, se você ver TV o dia todo vai ficar alienado, se você é fanático por futebol você é alienado, se você é religioso é alienado, se só ouve funk é alienado, e quais, quais, quais; ou seja, tudo aliena, e para os fãs de rap que só ouvem rap, eu também digo que se você só ouve rap você também é um alienado. Até porque se eu for seguir a linha dos críticos do rap que falam que tudo aliena, eu também posso chamá-los de alienados por só ouvir rap, ou eu estou errado na minha linha de pensamento? Se alguém tiver algum argumento contra isso, gostaria de ler sobre.


Mas na verdade eu tenho o pensamento de que só se aliena quem se deixa alienar, independente do que seja. Tem muita gente que curte coisas que eu não gosto com uma cabeça melhor do que alguns irmãos que curtem o rap que eu tanto gosto.


Mas é assim mesmo, é por isso que eu digo que é maléfico para a pessoa, ouvir um tipo só de música, precisamos de informação, precisamos de cultura, precisamos de raiz, e todos esses quesitos não são ingredientes únicos do caldeirão do rap nacional, em outros caldeirões musicais também encontramos essas coisas, e essa é a intenção do meu texto, fazer com que alguns irmãos conheçam coisas novas, fora do rap, mas é claro, com muito conteúdo, afinal, ninguém aqui quer ouvir porcaria, e é por isso que vou disponibilizar algumas músicas de outros estilos para que a galera possa baixar e conhecer, e se não gostar é simples, basta deletar. Mas antes eu gostaria de falar outra coisa relativa a esse lance de indicação, e isso serve para todo o tipo de gente que só curte um estilo.


Eu escrevi muito sobre curtir uma coisa só, mas na verdade o que me dá mais raiva não é nem isso, o pior é a pessoa que nem conhece, e tem preconceito com outro estilo musical, e nessa parte o rap nacional sofre muito, e é por isso que eu digo que os irmãos que curtem rap precisam ter a mente mais aberta e curtir outro estilo, até para poderem debater melhor com uma pessoa que diz não gostar de rap. Você cria mais base de discussão quando vai debater com uma pessoa que não ouve rap e ainda tem preconceito contra ele, pois se você for daqueles manos que só ouvem rap, aí é que a pessoa do outro lado não vai te respeitar e não vai dar a mínima pro que você diz, e vai continuar com o preconceito idiota dela.


O preconceito nada mais é, do que você pré julgar alguma coisa antes de conhecê-la, e eu particularmente fico muito puto quando chego pra alguém, pra indicar alguma música, e a pessoa fala: ah, não gosto desse tipo de som não. Mas porra, se eu to indicando é porque eu acho que aquele som tem algo de útil, não é nenhum rebolation da vida; aí da vontade de falar pro cidadão: porra! Escuta essa merda primeiro, se tu não gostar, joga num ícone chamado lixeira do seu PC, fica lá no cantinho, simples e prático
Mas na maioria das vezes eu mantenho a minha educação, pelo menos tento.


E hoje eu irei indicar alguns sons aqui para vocês, a maioria é samba, mas tem MPB também. E espero sinceramente, depois de tudo que escrevi, que vocês escutem de coração aberto as músicas que irei disponibilizar aqui para download, e gostaria também que indicassem e postassem para download, se possível, músicas brasileiras com temas conscientes, que falem do social, dos problemas do Brasil e de seu povo tão sofrido, ou coisas do gênero. Eu gosto muito de música com esse tipo de letra, e com certeza deve ter muita música que eu não conheço espalhada pelo país, e eu ainda não ouvi, portanto se alguém souber indica aí, acredito que a cultura adquirida será boa para todos.
Agora vamos as músicas.

Wilson das Neves – O dia em que o morro descer e não for carnaval. (Samba)

Arlindo Cruz – Amor à favela. (Samba)

Grupo Sensação – Crianças do Brasil. (Samba)

Jovelina pérola negra – Orgulho negro. (Samba)

Vander Lee – Do Brasil. (MPB)


Leci Brandão - Pout-pourri: Menor abandonado e deixa, deixa. (Samba)

 Fundo de quintal – Sorriso negro. (Samba)


Grupo bom gosto – 300 anos. (Samba)  


Brincando de samba – Conto contigo. (Levada de pagode romântico)


Julinho Marassi e Gutemberg – Aos meus heróis. (MPB)


Grupo Referências – Meu nome é favela. (Samba)

 Sambaí – Mensageiro Brasil. (Samba)

Waguinho – Vida renovada. (Samba gospel)

http://www.4shared.com/file/9CfiRIUM/samba_de_raiz.html

BRUNORICO-RJ
http://www.mundodorap.blogger.com.br/

SALVE MANO AGRADECIDO  POR LIBERA O TEXTO  PAZ.....

3 comentários:

  1. Oieee
    texto mto bacana ...
    acho que vale a pena realmente refletir sobre isso...sobre o nosso proprio preconceito e limitação...
    vale a pena investir no conhecimento !
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Salve Salve Ótimo texto, Parabéns...

    Espero que sirva como um livro de “Auto-ajuda” Pra muitos, Porque esse Problema ou esse fato, já está impregnado em nossa sociedade, Pergunto a essas pessoas que só curte um estilo musical, preferencialmente os seguidores do rap nacional, Quem é o dono da verdade absoluta? Será que é o rap? A MPB? O Samba? , Bom eu não sei, onde está a verdade absoluta, mas sei que ela não está no rap,

    Se a questão de não gosta de outros estilos não motiva sua curiosidade pra escutar, você poderia tenta pelo menos por saber que o rap não é a verdade absoluta, e que tudo de, mas sobra:

    Vou deixar: minhas indicações,

    Edson Gomes
    Olodum
    TIM Maia na (fase Racional) obs, nada contra a outra parte de sua vida.
    Jorge Ben jor
    Seu Jorge
    Natiruts – Raçaman
    Ponto de Equilíbrio - Abre a Janela -2007
    Mato Seco- Seco Mas Não Morto-2009-bNd
    Cartola - 1974 - Cartola (By Marcel Cruz)

    Vou indicar um poeta muito famoso:
    Patativa do Assaré

    Valeu Muita Pazz ...

    Léo de Morais..

    ResponderExcluir
  3. Pode crer, Moysés!!!

    Nego, faz um tempão que não faço uma visita aqui no seu blog ...quando do nada me deparo com esse texto altamente reflexivo. Existem muitas pessoas que são adeptas da filosofia do "Não ouvi e não gostei", e isso é ruim.

    Parece ser meio paradoxal, mas não é, nós que vivemos essa atmosfera do Rap, deveriamos ser os menos preconceituosos no que diz respeito a música, e isso por um motivo simples ... pois o Rap não tem na maioria das vezes, a sua estrutura músical (falei músical e não de letra!)encima de arranjos, bases e samplers de outros artistas??

    Ou vocês acham que se sampleia bases de quê? É muito comum no Rap brasileiro, nós estarmos escuntando um som e reconhecermos um arranjo do Tim Maia, do Jorge Bem, Roberto Carlos e de uma infinidade de grandes artistas, isso só para falar dos brasileiros.

    Com tudo isso posto a mesa, chego a seguinte conclusão ...definitivamente, precisamos rever os nossos conceitos, pois agregar valores e enriquecer o intelecto não é perder a identidade...

    Como minha vó costuma dizer "... tudo demais é sobra..." e as vezes a diferença entre o rémedio e o veneno está na dose.

    Paz à todos/as!!!

    Paulo Brazil!!!
    Garoto Problema.

    ResponderExcluir