23 de julho de 2010

ESCRITORES DA LIBERDADE

O filme "Escritores da Liberdade", é baseado em fatos reais conta a trajetória de uma jovem professora que teve como trabalho pioneiro, lecionar em uma classe problemática. Tal classe, está inserida em um grupo social igualmente problemático e bastante violento. A maioria destes jovens, de 14 a 15 anos, está envolvida com gangues, e todos, com o preconceito.



Com o convívio, a professora vai se inteirando dos problemas enfrentados pelos jovens e entrega a cada aluno um diário, para que eles escrevessem sobre suas vidas, suas experiências, seus conflitos internos, enfim... Com esta troca de realidades, a professora começou a se envolver com seus alunos de uma forma verdadeira, de modo a querer resgatá-los e fazê-los acreditar em seus próprios potenciais, já desacreditados por eles mesmos e até mesmo pelos outros mestres da escola. Desta forma, ela conseguiu estabelecer o respeito mútuo, a compreensão e a tolerância, antes inexistentes. Após esse projeto e após muita resistência da direção da escola, como sempre enfrentava a professora, ela sugeriu a leitura do livro "O diário de Anne Frank", onde é mostrada uma realidade que pode ser intertextualizada com a dos jovens. Essa leitura desperta ainda mais o desejo de se resgatarem, e através dela e de seus diários, continuam a trocar experiências, que posteriormente foram reunidas em um livro, publicado depois de muita dificuldade.

*Recebi esse filme onte pelo correio
foi um parcero la da Bahia que me mandou
confesso que fazia tempo que não via um filme que me motivasse tanto a não desistir dos meus sonhos, desistir do mundo e olha ey rapa que muitas vezes bate aquele desanimo,aquela vontade de manda tudo pro auto saca?
o mudo está carente, de pessoas que lutam, que coloquem amor no que fazem, e que, comecem a lutar tendo a certeza da vitória.
Vale a pena assistir ao filme...
Desde mentes perigosas não via um filme tão motivador e  inteleginte vlw 
 junior.
  ..paz a todos....
vato na caminhada....paz jha bless

3 comentários:

  1. Putz, um dos filmes da minha vida, mano, excelente. Emocionante, lembra muito mentes perigosas mesmo, mas é bem voltado pro crescimento individual através da literatura, foda.

    Na mesma pegada tem o Precious que saiu ano passado e o Procurando Forrester, esse último, antigo, mas muito bom também!

    ResponderExcluir
  2. Orra mano pdc, esse filme é o melhor de todos q assistir até agora, mt inteligente, mostrando pro jovens q a leitura e o estudo é uma arma poderos.
    Ahh se tivesse uma Prof° daquela, hj em dia heim mano, ter aquela vontade de ensinar ñ só pelo dinheiro + pelo amor à profissão, seria ótimo exemplo. DA HORA MSM O FILME DOU MT VALOR, Ñ CANSO DE ASSISTIR, VALE APENA ASSISTIR VÁRIAS VEZES.

    - Flw Moysés é nós aliado se precisar tamo ar
    PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é duca !
    nossa, sem base o tanto que eu curti. Diz muito sobre a gente. Fiquei louca de vontade de ler "O diário de Anne Frank"
    tamo junto mano...vc manda mto bem !
    bjo

    ResponderExcluir