2 de setembro de 2010

A Dialética da jovem mulher


Seus olhos arregalados, redondos e negros traziam a fotografia de sua alma que expressava medo, em sua barriga tudo palpitava por dentro como borboletas que saem do casulo para aprender a viver, a mão suava frio.



Pela primeira vez a jovem mulher estava cantando e compondo suas letras de rap, onde vivia sua vida pacata e interiorana de Minas Gerais junto com sua mãe que quando se despedia chorava como criança pede brinquedo e recebe um não, preocupação de mãe nunca acaba, por mais que fiquemos velhos!


Uma nova vida, outras perspectivas, medo, liberdade e angustias se misturavam na cabeça da sonhadora e pequena aventureira, porém, com o tempo foi descobrindo que as ilusões nos impedem de raciocinar e ver o lado ruim que podemos encontrar em novos caminhos que escolhemos e almejamos.


Muitas vezes esta jovem se sentiu sozinha talvez por ser única, e em algum momento de nossas vidas nos sentimos sozinhos, pois temos algo de especial que ninguém tem, a beleza está na diversidade e as diferenças que nos tornam tão autênticos.


Ser única... Isso é bom ou ruim? É bom, mas é uma responsabilidade imensa, é preciso seguir algumas lições que se aprende com os mais experientes, principalmente quando se é a única menina da cidade a buscar este caminho.


Menina distraída!Acabou tropeçado em algumas pedras, desengonçada que só vendo, mas havia em seu coração e em suas palavras sinceridade, postura para ter e receber respeito acima de tudo, caminho esse escolhido por ela que se pegar o caminho errado não há como retornar.


Tropeços, erros, alguns acertos, e muito... Muito esforço! Sem se importar com a forma que sua mensagem fosse transmitida, e sim como e o que é transmitido, mesmo que sendo ou não dentro da cultura hip hop que é uma ferramenta além de uma cultura de expressão forte, houve uma grande identificação.


Motivação, desmotivação, nova motivação, é como uma dialética¹, onde se tem tese, antítese e síntese, três momentos de estágios de passagem, primeiro ela pensa algo e depois pensa o que já havia pensado e o oposto que havia pensado se confrontam dentro da cabeça da garota até que ela saia com idéias mais maduras.


O fim de uma faze inicio de outra, e daí em diante saem bons frutos e um novo caminho não tão diferente do anterior é seguido.

¹ Dialética - Argumentação engenhosa, dialogada.


 Texto: jéssica valeriano
 Idade: 21
 Cidade: Uberaba-MG

Um comentário: