26 de janeiro de 2011

"Cantando ou declamando: ritmo, arte e poesia entre rappers e escritores da periferia"

Por : Jessica Balbino
Brasil – Nem mesmo o frio e a garoa da madrugada paulista o afugentam do vício. Nas costas, uma mochila pesada é a companhia para os mais de 15 quilômetros de caminhada pela zona sul de São Paulo.



Essa rotina se repete toda vez que Moisés dos Santos, 30 anos, está de folga da padaria onde trabalha como pizzaiolo, e ainda de tarde, despede-se dos amigos virtuais e parte para uma maratona de ônibus e caminhadas rumo aos saraus – ou quilombo moderno.


“Toda vez que a deprê me afeta, desligo a TV e vou pro sarau ouvir o poeta”, cita parte da letra da canção “Já disse o poeta”, do grupo Inquérito, um de seus preferidos.

E foi assim, através de letras de rap que o militante do hip-hop se aproximou do universo da literatura. Se não fosse o rap na minha vida, acho que nem saberia trocar uma ideia direito”, revela, o jovem, conhecido como Vato ou Cria das Ruas, ao lembrar que percebeu que poderia juntar as duas expressões quando, numa redação da escola, citou trechos da música “Fim de semana no parque”, composta por Mano Brown, do grupo Racionais MCs. “Foi ali que percebi que o rap era mais que um canto falado. É poesia crua”, completa.

Leia a materia completa no :http://www.vivafavela.com.br/node/1635

Nenhum comentário:

Postar um comentário