10 de março de 2011

F.i.n.o lança som em homenagem às Mulheres -" Que Vantagem Maria Leva"


 Clic na imagem download
Na música “Que Vantagem Maria Leva?”, MC da zona sul de São Paulo adianta um pouco de seu próximo trabalho, recheado de samples de música brasileira


Por Velot Wamba


Que o rap nacional passa por um momento interessante no que diz respeito à diversidade na produção, ninguém duvida. Sintomático disso são as metamorfoses que o rap na Zona Sul da capital – talvez a região onde o gênero tenha estabelecido as mais sólidas raízes culturais na cidade -, passando do notável e característico “gangsta”, para o peso do “castelo funk” e disco de um lado, e uma produção que dialoga com o rap underground norte-americano surgido nos anos 90 e em desenvolvimento. Isso sem falar de um MC como o Criolo Doido, que dispensa catgorizações. Pentágono e Slim Rimografia, por exemplo, são representantes de artistas que construíram uma obra com óbvias conexões com o rap underground. O MC F.I.N.O – ainda não tão conhecido quanto os citados anteriormente, mostra que talento na escrita e bom gosto na escolha dos samples não lhe faltam para se tornar mais uma referência da cultura hip hop na Zona Sul.


A primeira vez que vi F.I.N.O foi declamando uma de suas letras no Sarau da Cooperifa. A impressão foi tão boa que no ato comprei seu primeiro disco, Quarto Mundo, lançado de forma independente. As letras claras e reflexivas, aliadas a beats redondos que não roubam o espaço dos samples – recortes da música brasileira da predileção do MC e de seu produtor, DJ F-Zero – dão a dimensão de um MC maduro e com muita gana de relatar suas experiências e impressões.


A faixa que disponibilizamos hoje, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, “Que Vantagem Maria Leva”, é uma justa homenagem às mulheres fortes e guerreiras que, não por acaso, são parte constituinte do hip hop – seja na figura de MCs como Dina Di (RIP), Flora Mattos e Lurdes da Luz, por exemplo, seja na figura materna, imortalizada em rimas já históricas de um Gog ou Mano Brown, por exemplo.


O som é de primeira, e serve como aperitivo para o novo disco do F.I.N.O, a sair ainda este ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário