10 de março de 2011

Número de mortes no Carnaval é maior em 2011

Aumenta em 16% o número das mortes nas estradas durante o Carnaval e grupo Inquérito segue com a campanha Um Brinde








“Vem carnaval e vai carnaval, nóis dança!

Sempre esperei mas nunca que vem "MUDANÇA" – trecho da música ‘Som pra Ladrão’ de Inquérito e Realidade Cruel



Teve início no último dia 18 de fevereiro a campanha Um Brinde, promovida pelo grupo Inquérito. Com exibições do videoclipe de mesmo nome em 170 locais do país e em cinco países: Inglaterra, Cuba, Guiné Bissau, Portugal e EUA, o material audiovisual que versa sobre a industria do álcool, desde a produção da cana-de-açúcar até o etanol dos carros tem como proposta alertar a população quanto aos efeitos nocivos da bebida, da industria e todos os problemas que vem embutidos.

A campanha, que duraria até o Carnaval está sendo estendida e já tem exibições marcadas em vários pontos, como na Assembleia Legislativa de Porto Alegre na próxima sexta-feira (11) às 20h.

“Vamos seguir com a campanha ao longo do ano. Nosso objetivo é mostrar, através do clipe, que propõe música e entretenimento, como o álcool pode ser nocivo em vários aspectos. Não somos contra, mas queremos mostrar nossa visão e o clipe tem se tornado um objeto importante para isso”, diz Renan Inquérito, MC do grupo e também geógrafo.

A cada dois minutos – tempo menor do que o da exibição do clipe – dois acidentes foram registrados nas estradas federais do país de sexta-feira (4) até terça-feira (8).

Durante este período, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 347 pessoas foram presas por conta de embriaguez ao volante. Tais dados são referentes a Operação Carnaval 2011, que neste ano revela dados ainda mais alarmante: um aumento de 16 % no número de mortes nas estradas federais durante o Carnaval.

No último ano, durante os seis dias da Operação, 143 mortes foram registradas. Neste ano, o número é de 166.

No total, 3.029 acidentes estão registrados, o que dá uma média de 31,55 acidentes por hora, número alarmante se considerarmos o Carnaval um período de festa.




           


Os noticiários de todo país hoje, longe das fantasias, das plumas e dos paetês, estão banhados de sangue, carros destroçados e famílias destruídas. Quem lucra com isso? Diretamente, as funerárias, a indústria do álcool e a indústria automobilística.

Toda Operação Carnaval da PRF contou com efetivo de policiais nos 66 mil quilômetros das estradas federais brasileiras. O acidente considerado como mais grave, pela polícia, foi o que aconteceu em Santa Catarina na madrugada de sábado, quando 27 pessoas morreram num choque entre um ônibus e um caminhão.



Homicídios

Responsável por desencadear a violência de outras formas, o álcool é hoje responsável por 50% dos homicídios.

Durante este Carnaval, somente em Alagoas foram registrados 32 homicídios, segundo o Instituto Médico Legal (IML).

Exibições do clipe já anunciadas:

11/03: Lançamento do videoclipe UM BRINDE na Assembléia Legislativa do Ri do Grande do Sul (Porto Alegre).

15/03: Lançamento do videoclipe UM BRINDE na Livraria Suburbano Convicto - SP

•18/03: Lançamento do videoclipe UM BRINDE em Iporã-PR

•19/03: Lançamento do videoclipe UM BRINDE em Cascável-PR

•25/03: Lançamento do videoclipe UM BRINDE no ENSAIAÇO no Capão Redondo

•30/03: Lançamento do videoclipe UM BRINDE em Americana-SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário